La Cabalgata de Los Reyes Magos


los reyes magos

Os Três Reis Magos - Belchior [também Melchior ou Melquior], Baltasar e Gaspar

A principal diferença entre um Natal espanhol e um brasileiro é a importância do 06 de janeiro - Dia de Reis. Na Espanha, é na véspera desta data que são entregues os presentes e não na Véspera de Natal como acontece no Brasil.

Além disso, quem entrega os presentes no imaginário deles são os Reis Magos e não Papai Noel.

Contudo, como a influência americana é muito grande no mundo atual, alguns espanhóis e também nuestros hermanos latinoamericanos já estão cedendo a tradição de entregar los regalos no Natal do Papai Noel.

O restante do ritual é igual ao nosso: gastar muito dinheiro em decoração, produtos para a ceia, presentes para a familia, panetone e tudo, comercialmente, empurrado goela abaixo pelos lojistas ávidos por boas vendas e lucros nesta época do ano.

Mas vale lembrar que os Reis Magos (ou os Três Reis Magos - Belchior [também Melchior ou Melquior], Baltasar e Gaspar -, na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes) são recebidos no dia 05 de janeiro, geralmente a partir da 18h00 - horário local, com muita pompa pelos espanhóis.

carrozas

Las carrozas de La Cabalgata

Na tradição espanhola, eles - os Reis Magos - saem em passeatas em grandes carros alegóricos (las carrozas). Este evento é conhecido como La Cabalgata de Los Reyes Magos - algo equivalente a um desfile de escola de samba aqui no Brasil - e marca a chegada dos Reis à Espanha.

marionetas

Las marionetas

Este ano a cabalgata retratou os mais velhos (los mayores) representados por duas marionetes (marionetas) gigantes: um avô e uma neta.

Durante todo o trajeto, os Reis jogam balas (caramelos) às crianças que esperam ansiosas pela vinda deles com as cartinhas na mão ansiosas que eles leiam-nas e não erre na hora de entregar o presente desejado.

caramelo

Na América Latina, entre os países hispanoparlantes, também, é mantida esta tradição. Apesar de hoje em dia os presentes serem entregues por Papai Noel ou o próprio Menino Jesus na véspera do Natal, nesta data as crianças também recebem regalos de los Reyes Magos. Além disso, o dia 06 de janeiro marca o fim da época natalina.

La Cabalgata de Los Reyes Magos

Assuntos relacionados

  1. Feliz Navidad y Año Nuevo - Vocabulario
  2. Villancicos / Cânticos natalinos
  3. O Dia de Reis
  4. El Día de los Inocentes
  5. Belén, belén o pesebre

Postado na(s) categoria(s) . Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.