Hoy se celebra el día del español


Bookmark and Share

dia e

Estes dias conversando com um amigo, ele afirmava que aprender espanhol não é relevante para a inserção neste mundo globalizado. Segundo ele, a presença global de uma língua está associada à hegemonia de uma sociedade. Perguntava ainda se eu já vira um produto tecnológico Made in Spain (Hecho en Espãna) ou Made in Portugal (Fabricado em Portugal). A implantação do espanhol no ensino médio do Brasil, no seu ponto de vista, foi mais uma ideia medíocre da esquerda do Brasil, na figura de Lula; um absurdo, acrescenta.

Meu amigo pode até ter razão. Mas ele precisa saber que atualmente em todo o mundo mais de quinhentas milhões de pessoas falam este idioma. E este dado não se resume só aos 21 países que têm esta língua como oficial. Segundo o Instituto Cervantes, o espanhol é a segunda língua mais estudada no mundo (cerca de 20 milhões de estudantes). Na União Europeia (excluindo Espanha), mais de 30 milhões de pessoas falam esta língua com certa fluência. No Brasil, estima-se que 5,5 milhões de jovens conseguem falar em espanhol. E os Estados Unidos, no ano de 2050, passará a ser o país como maior número de hispanoparlantes.

A Real Academia Española, juntamente com as academias dos outros países hispanoparlantes, vem fazendo 'ajustes' significativos nas obras de referência desta língua na tentativa de torná-la ainda mais universal. Dessa forma, a língua espanhola vem passando por reformulações. Entre elas a publicação de "La nueva gramática de la lengua española" em 10 de dezembro de 2009. Esta obra essencial aos estudantes da língua espanhola busca oferecer um mapa do espanhol no mundo evitando ser restrita às normas do idioma castelhano falado na Espanha. Também houve o lançamento da nova edição da "Ortografía de la lengua española" em 17 de dezembro de 2010. As mudanças afetam o alfabeto, as regras de acentuação, as palavras compostas e outros pontos importantes deste idioma.

Outras obras importantes referentes ao espanhol também foram publicadas neste meio tempo e merecem nota:

  • el Diccionario panhispánico de dudas (2005);
  • el Manual de la Nueva gramática (2009);
  • el Diccionario de americanismos (2010).

Com o objetivo de divulgar ainda mais o espanhol no mundo, o Instituto Cervantes criou um dia para celebrar o espanhol por todo o globo terrestre. Esta data ficou conhecida como El día E, ou seja, o Dia do Espanhol. Esta ano, acontece a terceira edição deste evento que basicamente é celebrada assim:

  • Durante um período, na página do evento http://www.eldiae.es/vota-tu-palabra, você vota em sua palavra favorita da língua espanhola. Devido a uma confusão que houve no ano passado devido a palavra república (a Espanha é uma monarquia parlamentarista), este ano eles colocaram as palavras favoritas de 33 pessoas famosas para que você escolhesse uma delas.
  • No dia de hoje, eles divulgam a palavra vencedora. Este ano foi Querétaro - o nome de uma cidade do México.
  • Além disso, há atividades culturais em todos os centros do Instituto ao redor do mundo. Estes eventos começam com a famosa Lluvia de palabras (chuva de palavras - são soltos vários balões com uma palavra escrita em cada um deles às onze horas local de cada país).
  1. E você? O que acha do ensino de língua espanhola nas escolas do Brasil?
  2. O espanhol, realmente, desempenha uma papel inportante nas transações entre países?
  3. Qual é sua palavra favorita na língua espanhola?

Postado na(s) categoria(s) . Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.