La Feria de Abril ( A Feira de Abril ou Feira Real de Sevilha )

feria

La Feria de Abril é um dos eventos mais importantes da Espanha e ocorre em Sevilha. É, na verdade, uma feira que antigamente todos os anos era realizada nos dias 19, 20 e 21 de abril. Atualmente, são quase duas semanas de muita festa e diversão tanto para os turistas quanto para os espanhóis.

É uma feira ou uma festa? Bem, a palavra feria em espanhol fala por si mesma: feira ou festa regional em português. Pode também significar feriado. Sendo assim, é uma feira com muita festa.

flamenca

La Feria de Abril toma forma em 5 de março de 1847 com o decreto da Rainha Isabel III. Nos dias atuais, no centro de Sevilha é construída uma cidade atificial com um portão de entrada que é conhecido como portada.

A festa ou feira inicia-se com la noche del pescaíto (tradução livre: a noite da peixada) que nada mais é que uma ceia com muito peixe e vinho próximo ao portão do evento. Depois do jantar, as pessoas presentes preparam-se para "la prueba del alumbrao" (trad. livre: o teste da iluminação), o ato de acender milhares de lâmpadas (bombillas) do portão principal (la portada) e da ruas adjacentes onde será realizada a festa. Este ano foram acendidas 370 000 bombillas. Acontece rigorosamente à meia-noite da segunda para terça-feira.

Esta é a 163ª Feira de Abril. No início esta feira era destinada a venda de gado, as ruas então ficavam tomadas por currais (establos). Hoje em dia, como tradição e comodidade as pessoas montam las casetas (as barracas de feira) que servem para reuniões de amigos e atividades relativas ao evento. São barracas, no geral, feitas de cano com muito adorno tradicional como o lenço (la pañoleta) por exemplo e cercada de grade (barandilla). É tipo um camarote daqui do Brasil. Inclusive até na forma de acesso.

casetas

Atualmente ir a La Feria de Abril resume-se a ir beber e comer. Apreciar o melhor da comida sevilhana ( las papas con chocos, los garbanzos con bacalao, la caldereta, chacinas ibéricas, gambas de Huelva, revueltos, salmorejo, pimientos fritos, montaditos, tortilla española, etc), degustar seu vinho tradicional - a sidra (vino fino ou de manzanilla) ou el rebujito (bebida feita com sidra, refrigerante e muito gelo). Além de ouvir e dançar ao som das músicas muito típicas desta época las sevillanas.

sevillana

A indumentária também é item importantíssimo para quem frequenta a festa. As mulheres vestem-se de traje flamenco (roupa típica das ciganas)...

flamenca

...e os homens com o elegante traje dos cavalheiros espanhóis sem esquecer, é claro, el sombrero (o chapéu). Hoje em dia, algumas mulheres também costumam vestir-se como amazonas.

caballista

As pessoas também podem passear pela feira com cavalos ou em carruagens. Estas, na verdade, é o único meio de transporte permitido no espaço da festa.

carruaje

Nesta época também é realizada la Maestranza: uma das mais famosas e tradicionais touradas (corrida de toros) espanholas.

maestranza

La Plaza de Toros de la Real Maestranza de Caballería de Sevilla es la sede de las corridas de toros que se realizan en la ciudad de Sevilla, teniendo especial relevancia para los aficionados las que se celebran durante la Feria de Abril. Es considerada la plaza más importante y con mayor tradición taurina de España. Es apodada popularmente como la «Catedral del Toreo»

Para as crianças existe "La calle del Infierno". O nome faz alusão apenas ao barulho mas, na verdade, é um parque de diversão dentro da feira.

infierno

A festa encerra-se no domingo com o apagão das bombillas e uma queima de castelo-de-fogos (un castillo de fuegos artificiales). Geralmente a festa inicia-se na segunda segunda-feira depois da Semana Santa e dura por quase duas semanas.

Veja um vídeo sobre La Feria de Abril.

Mais sobre Sevilha:

Em espanhol: clique aqui.

Em português: clique aqui.

Postado na(s) categoria(s) . Link da postagem clique aqui.

4 Comentários para

La Feria de Abril ( A Feira de Abril ou Feira Real de Sevilha )

  1. Anônimo comenta:

    Nossa obrigada! esse site é ótimo! me ajudou em trabalhos para minha escola! vou indicar para todos os meus colegas!!! ><

  2. Anônimo comenta:

    Obrigado! me ajudou muito! Mas o que se celebra?

  3. Anônimo comenta:

    Me ajudou muito VLW. Mas as imagens não estavam sido encontradas, por que? Plz resolve esse problema.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.