Brasil - a potência imperialista da América Latina?



  1. hallazgo = descoberta
  2. limosnita = esmolinha

A charge acima representa a visão dos países latino-americanos em relação ao Brasil. Nela, vemos o presidente do Peru, Alan Garcia, "vendendo" o gás deles a nosso país. Seria normal se o consumo interno não fosse prejudicado pelo contrato feito entre a Petrobras e o governo peruano.

Petrobras emitió un comunicado para "esclarecer" las noticias sobre sus actividades en el Perú y confirmó que "finalizó la perforación del primer pozo (Urubamba 1X) del lote 58", que opera en exclusividad en la Selva.

Este mesmo presidente já havia comandado uma tentativa de extermínio de alguns indígenas para beneficiar uma mineradora americana a explorar a reserva protegida e habitada pelos índios.

La ley de la selva se impuso en la Curva del Diablo y al menos 34 personas perdieron la vida. Un contingente de la Policía peruana apoyado por helicópteros del Ejército intervino ayer para desalojar a unos 5.000 indígenas que mantenían bloqueado un tramo de carretera cerca de Bagua Grande, en la provincia Utcubamba del departamento Amazonas.

Ou seja, para o povo peruano, o Brasil representa a idéia imperialista que tanto nós, brasileiros, abominamos quando personificada nos EUA.

Outro país que tinha o Brasil como explorador de suas reservas e a população local pagando caro para ter direito a seus recursos naturais era a Bolivia. No país maior produtor de gás da região, seu povo sofria para comprar um botijão de gás para o consumo familiar. Enquanto, no Brasil era usado nas indústrias, como alternativa para a eletricidade nos casos de apagão e até para abastecer veículos.

El presidente Luiz Inácio Lula da Silva aseguró ayer que Brasil seguirá comprando gas boliviano pese a que su país avanza a la autosuficiencia en su abastecimiento del hidrocarburo, debido a una política de “solidaridad” que tiene su país con las naciones pobres.

Com a eleição de Evo Morales, a situação mudou um pouco, mas não muito. O Paraguai sempre se queixa do preço da energia gerada por Itaipu e vendida,exclusivamente, ao Brasil. Pelo contrato, o preço não pode subir sem acordo de ambos. Neste caso, é até compreensível, uma vez que quando o Brasil passou por dificuldades manteve o contrato sem pedir revisão do mesmo.

Los presidentes Luiz Inácio Lula da Silva de Brasil y Fernando Lugo de Paraguay aún no logran llegar a un acuerdo sobre la cuestión de la administración de la energía que genera la hidroeléctrica de Itaipú, que comparten ambos países. En el encuentro de mandatarios del fin de semana, Lula y Lugo anunciaron que analizarán nuevas propuestas durante los próximos días y mostraron su disposición a sellar eventualmente un nuevo acuerdo sobre el tema.

A Argentina sempre está em contenda aduaneira com o Brasil. E a lista continua...

El Gobierno argentino se comprometió hoy ante su par brasileño a revisar el listado de productos sujetos a licencias no automáticas de importación, aunque ambos mantienen diferencias de fondo sobre cómo manejar la relación comercial bilateral.

O Brasil é realmente culpado ou é apenas mais organizado que o restante da América Latina? O fato é que atualmente nosso país tem voltado seus olhos para seus vizinhos latinos e do Caribe.

Antigamente, a nação brasileira parecia uma ilha isolada do resto do continente. A preocupação brasileira no ensino obrigatório de espanhol nas escolas de ensino médio, na valorização do comércio feito em moeda local entre o Brasil e seus vizinhos (não mais usando o dólar como moeda), o intercâmbio de estudos entre intelectuais e a preocupação de políticas conjuntas para a região além da criação de instituições próprias destinadas a solucionar e melhorar os índices dos países latino-americanos nos dão uma visão positiva em relação à igualdade em nossa região.

As divergencias ainda são muitas mas se não houver um começo nunca serão mitigadas.

Postado na(s) categoria(s) . Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.