El alfabeto español


Bookmark and Share

abecedario

De acordo com a nova edição da Ortografia da língua espanhola, publicada em 17 de dezembro de 2010, o alfabeto espanhol está constituído de 27 letras. Os grupos de letras CH e LL deixaram de ser considerados letras e, doravante, passam a categoria de dígrafos juntamente com GU, QU e RR.

Tentando unificar o espanhol, os nomes de algumas letras, também sofreram alterações:



  1. Recomenda-se que chame o B de la be e o V de la uve. Na América Latina, costumamos chamar o B de la be larga e o V de la ve corta.
  2. Recomenda-se que chame o W de la uve doble. No México e em alguns países da América Central, costumam chamá-la de la doble u - um decalque do nome da letra w em inglês.
  3. Recomenda-se que chame o Y de la ye. Contudo, a forma mais tradicional e, ainda, aceitável de chamá-la é la i griega.

Note que o alfabeto espanhol possue uma letra a mais que o abecedário português. Esta letra é justamente o símbolo da língua espanhol o ñ (ñ - la eñe) que nada mais é que a abreviatura do dígrafo medieval nn e é usada para representar o som nasal palatal equivalente ao nosso nh (o enhe).

Salientemos, ainda, que todas as letras do alfabeto da língua espanhola são femininas, diferentemente da língua portuguesa na qual são todas masculinas (vide figura acima).

 

 

Postado na(s) categoria(s) ,. Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.