Dúvida cruel


Bookmark and Share

ó

Compramos a última edição da Ortografía de la lengua española. Lemos de cabo a rabo e já estamos seguindo suas normas no Guia Prático de Espanhol deste 15 de março de 2011. No entanto, lendo os jornais de língua espanhola percebemos que alguns ainda estão utilizando as regras da edição de 1999. Um exemplo, é a notícia da imagem acima: entre cifras a conjunção O continua sendo acentuada (3 ó 4). Na nova edição de 2010 da Ortografía de la lengua española este acento deixa de existir.

Ferrari augura carreras con 3 ó 4 paradas técnicas (Fuente: http://www.as.com/motor/articulo/ferrari-augura-carreras-paradas-tecnicas/20110324dasdasmot_3/Tes [Consulta: 24 de marzo de 2011)

Resolvemos, então, entrar em contato com a Real Academia Española (RAE) para que ela esclarecesse o que realmente está acontecendo, qual diretriz seguir. Para nós, o assunto é ainda mais delicado porque ensinamos em cursinho pré-vestibular e, para recorrermos, precisamos ter embasamento legal - neste caso o tratado de ortografia da RAE.

A RAE respondeu o seguinte:

RAE

Sendo assim, continuaremos seguindo as recomendações da Nueva gramática de la lengua española e da última edição da Ortografía de la lengua española.

Postado na(s) categoria(s) . Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.