Aviso importante:
Reformulando as postagens do GPE


gpe

Olá a todos os seguidores do Blog Guia Prático de Espanhol,

Gostaríamos de agradecer a todos as visitas e o voto de confiança em nosso trabalho. Já são mais de 100.000 visitas em menos de dois anos de existência. É sempre um prazer aprendermos juntos. Esperamos poder continuarmos assim por muito tempo.

Entretanto, neste espaço de tempo, a língua espanhola passou por reformulações e algumas postagens deste blog estão desatualizadas. Pretendemos, assim, reformulá-las daqui em diante.

A primeira novidade foi a publicação de "La nueva gramática española" em 10 de dezembro de 2009. Esta obra essencial aos estudantes da língua espanhola busca oferecer um mapa do espanhol no mundo evitando ser restrita às normas do idioma castelhano falado na Espanha.

A outra reformulação importante foi a nova edição da "Ortografía de la lengua española" publicada em 17 de dezembro de 2010. As mudanças afetam o alfabeto, as regras de acentuação, as palavras compostas e outros pontos importantes deste idioma.

Muito há sido escrito na Internet sobre estes câmbios, mas as informações ou não são claras ou são dúbias. Desta maneira, resolvemos comprar estes dois livros de referência. Acabei de recebê-los em casa. Doravante, iremos usá-los como fontes para as nossas postagens.

Para maior respaldo, almejamos colocar, também, as fontes das figuras e dos textos usados, assim como, dos exemplos dados. Na sua maioria são materiais autênticos produzidos pelas mídias dos países que falam tal língua.

Outras obras importantes referentes ao espanhol também foram publicadas neste meio tempo e merecem nota:

  • el Diccionario panhispánico de dudas (2005);
  • el Manual de la Nueva gramática (2009);
  • el Diccionario de americanismos (2010).

Concluindo, vale lembrar que a escrita correta, o conhecimento do significado das palavras e o domínio das regras gramaticais constituem os alicerces para a proficiência em uma língua.

Se tiver dúvida em qual dicionário utilizar, afirmamos que os dicionários que usamos como fontes para nosso blog são:

  • Gran diccionario Español / Portugués - Português /Espanhol (2001 - Espasa)
  • Gran diccionario de uso del español actual (2001 - Dr. Aquilino Sánchez - Sgel)
  • Diccionario de uso del español (2007 - María Moliner - Gredos)

Do mais, reforçar o agradecimento a todos por tornar nosso trabalho relevante.

Maurício Silva
Autor do blog Guia Prático de Espanhol

Postado na(s) categoria(s) . Link da postagem clique aqui.

1 Comentário para

Aviso importante:
Reformulando as postagens do GPE

  1. Anônimo comenta:

    por favor manda em espanhol

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.