O espanhol e o seu papel no mundo atual


Bookmark and Share

O espanhol é a segunda língua mais falada

Segundo relatório do Instituto Cervantes o espanhol conta com mais de 450 milhões de falantes nativos, é o segundo idioma de comunicação internacional, possui 14 milhões de estudantes como língua estrangeira e, a partir de 2050, os Estados Unidos serão o primeiro país em hispanoparlantes.

Ao comemorar o Dia do Espanhol no último sábado (19/06), o Instituto Cervantes apresentou um relatório - El español, una lengua viva [texto em pdf]- expondo a situação atual do espanhol no mundo.

Primeira constatação, baseada em um Censo realizado entre 2004 e 2006, é que devido a questões demográficas, a população mundial que fala espanhol está crescendo enquanto que a do chinês (o mandarim) e a do inglês estão diminuindo.

Um dos países que mostra mais crescimento da população que fala o espanhol são Os Estados Unidos. A comunidade hispânica vai se tornar a maior minoria (estimativa 2013: 16,6% da população americana) e, por consequência, aumentará os lares que falam espanhol. Estima-se que em 2050, os Estados Unidos serão o primeiro país em hispanoparlantes do mundo.

Constata-se, ainda, que em números de estudantes de língua estrangeira, o espanhol (6%) só perde para o inglês (69%) e o francês (7%). Estima-se que o espanhol possui 14 milhões de estudantes como língua estrangeira.

No Brasil, por exemplo, serão 30 milhões de pessoas que falarão espanhol nesta década, segundo dados do governo brasileiro.

No campo econômico, segundo Antonio Muñoz Molina, "El enemigo del español no es el inglés, sino la pobreza". A língua espanhola tem crescido em três aspectos:

  1. A língua como mercado, tudo que é vendido associado à língua (cursos no exterior, livros e ferramentas tecnólogicas para o ensino de espanhol). Só o turismo idiomático cresceu 137,6% na Espanha em 2007.
  2. A língua como comunicação, tudo que é produzido e importado tendo como idioma o espanhol: a literatura, o teatro, o cinema, a música, os meios de comunicacão, a produção científica e intelectual e a educacão. Nomes como a escritora Isabel Allende (best-seller mundial), filmes em espanhol (em 2010, o cinema espanhol arrecadou mais fora do país), a música (existe até o Grammy Latino que premia só artistas que cantam ou divulgam o espanhol) e, sem dúvida nehuma, as transmissões dos jogos espanhóis para todo o mundo (times como o Barcelona e o Real Madrid são conhecidos nos mais remotos lugares do planeta.).
  3. A língua como ferramenta para o comércio, usada nas relações do Mercosul, pelas empresas espanholas espalhadas no mundo (especialmente as editoras, as de telecomunicações e as do setor financeiro).

Na Internet, o espanhol é a terceira língua mais usada (8,2 % dos usuários). Fica atrás apenas do inglês e do mandarim. Espanha, México e Argentina encontram-se entre os 20 países com maior número de usuários de internet.

Como pecebemos, a língua espanhola continua mais viva que nunca e em plena expansão.

 

 

Postado na(s) categoria(s) ,,. Link da postagem clique aqui.

1 Comentário para

O espanhol e o seu papel no mundo atual

  1. Anônimo comenta:

    wow vou aprender espanhol AGORA!!!

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.