Soroche

soroche

Soroche, também conhecido como Mal de Motaña (Mal da Montanha), Mal de Altura, Apunamiento ou, cientificamente, de El mal agudo de montaña (MAM) é a falta de adaptação do organismo à hipóxia (diminuição das taxas de oxigênio) da altitude.

Significa afirmar que o individuo que subir a uma altura acima de 2 400 até 7 000 metros poderá começar a sentir os efeitos do soroche (sensação de falta de ar para respirar, cansaço, dor de cabeça, enjoos e vômitos).

Geralmente são acometidos por este transtorno as pessoas menores de cinquenta anos e que vivem abaixo de 900 metros de altitude. Os mecanismos que causam o soroche são até hoje desconhecidos.

O único remédio para evitar o soroche é descansar por pelo menos umas nove horas quando chegar em lugares com alta altitude, beber muito líquido e tomar muito chá de coca. E nem pense em chegar em um lugar com alta altitude e querer conhecer tudo logo na chegada. Descanse ou você não verá nada devido ao mal da montanha.

Os países mais conhecidos pela incidência deste mal aqui na América Latina são Bolívia e Peru. A dica é tomar muito chá de folha de coca. Inclusive, um colega meu, foi da Bolívia para o Peru de trem. No meio do caminho, sentiu sede e pediu uma Coca. Depois de algum tempo aparece o garçom com um chá de folha de coca. Não foi bem o que ele pedira mas ele afirma que o chá realmente tirou todo o cansaço que sentia.

O ar rarefeito da Bolívia é muito comentado no Brasil como desculpa para as derrotas da Seleção brasileira quando vai jogar por lá. Não é o soroche em si mas é o que causa.

Existem casos de soroche que a pessoa começa a sangrar e sentir tão desconfortável que não há outra saída a não ser retornar a altitudes mais baixas.

Então quando for para Bolívia, Peru ou qualquer outro lugar com altas altitudes, previna-se do soroche seguindo os conselhos acima.

Postado na(s) categoria(s) . Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.