Semanta Santa


semana santa

Estamos mergulhados na Semana Santa, a data mais importante do catolicismo. Pois os eventos que ocorreram neste período formavam o alicerce desta religião.

Nos países católicos (princialmente Espanha, Portugal e América Latina) é celebrada com muito simbolismo e tradição.

Na Espanha, por exemplo, em algumas comunidades autônomas, toda a semana é respeitada. Os colégios não funcionam durante todos esses dias sagrados. Pena que nasci no Brasil. Aqui e no resto de nuestra América, os feriados geralmente são só nas quinta e sexta-feira.

Vamos aproveitar esta data para aprender os dias da semana e algumas tradições que estão relacionados com o tema.

  • DOMINGO DE RAMOS = Domingos de Ramos

É o primeiro dia da semana santa. Representa a chegada de Jesus em Jerusalém. Nas procissões, os fiéis costumam levar um ramo. Representa a saudação ao Salvador ao chegar a Terra Santa.

  • LUNES SANTO = Segunda-Feira Santa

Diz que quando Jesus chega em uma igreja e a vê transformada em mercado, ele destrói as barracas e perde respeito ao templo. Cuidado se ele viesse nos dias atuais. Todas as missas e procissões tem este evento como base para a celebração.

  • MARTES SANTO = Terça-feira Santa.

É o dia que Jesus anuncia sua morte.

  • MIÉRCOLES SANTO = Quarta-feira Santa

É o dia da traição de Judas.

  • JUEVES SANTO = Quinta-feira Santo

É o dia do lava-pés, ato que simboliza a humildade de Jesus quando chega ao Cenáculo e lava os pés dos discípulos.

  • VIERNES SANTO = Sexta-feira Santa ou da Paixão

É o dia em que a igreja lembra a morte de Cristo. Não há missa neste dia. É celebrado a Solena Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. A noite é realizada a tradicional Pocissão do Enterro.

  • SÁBADO SANTO = Sábado Santo ou de Aleluia

Neste dia é realizada uma das maiores celebrações de fé da igreja: a Vigília Pascal, dando início a Páscoa. É o último dia da Semana Santa.

  • DOMINGO DE RESURRECIÓN o PASCUA = Domingo de Páscoa.

É o dia da ressurreição de Cristo. É o dia da Páscoa

É quando o acontecimento fica o mais comercial possível. As "criancinhas" só veem coelhinhos e ovos de chocolate na frente.

AH! E para quem não participa religiosamente da celebração, é uma ótima data para não fazer nada! Quinta, Sexta, Sábado e Domingo... Ufa!

Postado na(s) categoria(s) ,,. Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.