Pedófilo vs Efebófilo

Atualmente, a igreja católica está mais uma vez no noticiário. Não tentando salvar almas. Nem condenando o uso de anticoncepcionais ou do preservativo. Tampouco defendendo o direito à vida e abolindo o aborto.

Infelizmente, o assunto é a pedofilia e os abusos sexuais perpetrados por importantes representantes desta igreja. O caso toma mais notoriedade quando segundo esta instituição, a imprensa tenta respingar tais denúncias à imagem imaculada do papa Bento XIV.

 Veja este extrato:
A novidade aqui é que o religioso foi preso. Geralmente fazem acordo com a vítima. Mas o que mais me chama a atenção é a palavra pederasta. Na minha comunidade havia um padre muito velho e conservador que quando tinha que referir-se a um gay, homossexual, ele usava este termo pederasta.

Minha localidade, quase toda analfabeta, não entendia nada. Lá, a expressão mais comum era baitola. Não sei se ele agia assim por tabu em tratar do tema ou por malícia tentando encobrir os erros da igreja. O fato é que eu, curioso, ia buscar nos dicionários o significado daquele verbete e ria sozinho com a explanação do santo padre. Contudo, ele era um homem muito justo e, aparentemente, fiel aos seus ensinamentos.

Pederasta, tanto em espanhol quanto em português, significa homossexual masculino, homem que pratica sexo com um rapaz mais jovem.

Outro dia estava lendo a seguinte notícia e lembrei-me, outra vez, do meu antigo pastor:
Desta vez, as palavras, mais um vez, usadas a desserviço da informação ou a serviço da dissimulação dos fatos.

Neste caso, o vocábulo, em destaque, é efebófilo

Confira o que significa:

Silvano Tomasi, observador permanente del Vaticano ante la ONU, señaló, incorporando un matiz inédito, que "no se debería hablar de pedofilia sino de homosexuales atraídos por adolescentes. De todos los curas implicados en casos de este tipo, entre el 80% y el 90% pertenecen a la minoría sexual que practica la efebofilia, es decir, los que tienen relaciones con varones de los 11 a los 17 años".
Assim, em português, efebófilo é quem pratica a efebolia ou hebefilia (atração ou relação sexual de um adulto por /com jovens na faixa etária dos 11 aos 17 anos.)
E a lista continua...

Paro aqui por desídia funcional...

P.S. : Nada contra a igreja católica. Apenas contra aos abusos e a inércia ao combate de tais práticas.

P.S. II : Sugiro para reflexão o filme Má Educação de Pedro Almodóvar.


Postado na(s) categoria(s) ,. Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.