Pitada y abucheos


A Espanha é um país dividido em comunidades autônomas (entidade territorial que, no ordenamento constitucional de Espanha, é dotada de autonomia legislativa e competências executivas, bem como da faculdade de se administrar mediante representantes próprios).

Apesar de ter o espanhol (também chamado de castelhano, devido a região de origem) como língua oficial, fala-se outras línguas por lá. Os idiomas mais conhecidos são o catalão, o galego e o basco.

Mas, além de uma língua e legislação peculiares, algumas regiões querem a independência de Espanha.

É o caso do País Vasco [Basco].

A pitada que o rei da Espanha levou foi em Barakaldo (em português também costuma ser grafado como Baracaldo) - um município espanhol da província de Biscaia, no País Basco.

O rei da Espanha representa o ideal espanhol contra a independência dessas regiões. O hino espanhol, que representa a união deste povo, também não foi muito aceito, uma vez que o povo basco quer o contrário: a desvinculação da Espanha.

Existe até uma grupo de luta armada que luta pela liberdade do País Basco, o ETA (em basco, Euskadi Ta Askatasuna - Pátria Basca e Liberdade) que é considerado pelo governos oficiais de Espanha e França, além da comunidade internacional, como um grupo terrorista. 

Mas, o que significa PITADA ?

Pitada significa vaia. Uma outra palavra com o mesmo significado é abucheo.

Los ediles fueron recibidos entre abucheos (pitadas) y lanzamiento de diversos objetos.

( Os deputados foram recebidos entre vaias e lançamento de diversos objetos.)


 Os respectivos verbos são pitar e abuchear.













Postado na(s) categoria(s) ,. Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.