Tauromaquia (Tourada)

O espetáculo dá-se numa Plaza de Toros (Praça de Touros), na Arena (Ruedo), algo parecido a um ginásio esportivo, porém com outras características. Neste lugar, as pessoas se sentam em arquibancadas (Tendidos) para assistirem a tourada (Corrida). Em todas as corridas o Touro (Toro) sai sacrificado.

Inicia-se com a solta do touro na arena, onde se dará a primeira das três fases da corrida, que são chamadas de (tercios). Na primeira etapa, denominada de (tercio de varas), o matador enfrenta o touro com uma capa vermelha, o qual é ajudado pelos (peones) seus assistentes, os quais buscam levar o touro para ser perfurado pelo picador (cavaleiro com lança), este monta um cavalo todo protegido contra as centenas de chifradas que o touro manifesta. Assim que o picador dá as suas estocadas no touro, enfraquecendo os seus músculos, inicia-se a segunda etapa, o (tercio de banderillas). Onde os banderilleros enfiam as banderillas (dardos afiados) nas costas do touro provocando ainda mais o touro e debilitando este também. A terceira e última etapa (tercio de muleta), o toureiro faz o espetáculo ficar bem bonito, com os gritos da platéia de olé-olé, ele usa a muleta (capa) fazendo passes para que o touro fique cada vez mais cansado, e tira os suspiros da torcida. As vezes, os toureiros perdem a vida neste tão perigoso tercio. Como foi o caso de Manolete, um dos maiores matadores que já existiu. Morreu em 1947 ferido pelo touro Islero em Linares, Jaén. E tantos outros toureiros. Enfim, depois de tantos passes, gritos de olé, o matador se prepara para dar a estocada final. Com um movimento da muleta e a aproximação do touro, este enfia toda a sua espada fazendo o touro cair. É o final do espetáculo. Caso o touro não chegue a morrer com essa estocada. Rapidamente ele é sacrificado, para não ocorrer o sofrimento do animal. Com o termino da festa, vem uma carroça, com cavalos todos enfeitados e faz o arrastre de toros (tiram o touro morto da arena).

Não poderíamos deixar de falar que, quando no tendido (arquibancada) as pessoas acenam com lenços brancos, e em sinônimo da glória do toureiro. Ou seja, como ele está indo bem na arena. E no final da corrida, o juiz dirá se o toureiro terá o direito de tirar uma ou as duas orelhas do touro morto.

As duas mais famosas Plaza de Toros de Espanha são Las Ventas (em Madrid) e La Maestranza (em Sevilha). Tourear em uma dessas duas praças, é algo para os melhores matadores do mundo taurino.


Lea más sobre tauromaquia

Postado na(s) categoria(s) . Link da postagem clique aqui.

Deixe um comentário

Guia Prático de Espanhol (Maurício Silva) / CC BY-NC 3.0
.
El contenido de este blog dedicado al idioma español remite a diversas fuentes. Si le apetece retirar cualquier cosa que le pertenezca no dude en hacérmelo saber.